A concessionária Italiana iniciou suas atividades no Recife em novembro de 1998, mas a experiência comercial do Grupo Mendonça Empreendimentos, responsável pela sua fundação, é de mais de 80 anos. A Italiana é uma das ramificações de uma semente que foi plantada em 1935, no Vilarejo de Serra do Machado, em Sergipe. Naquela época, o Sr. Pedro Paes Mendonça, então com 26 anos de idade, largou a agricultura para montar, junto com sua esposa Dona Maria, uma pequena mercearia de alimentos. Com o passar dos anos e já com a participação ativa dos filhos, a pequena mercearia fundada pelo Sr. Pedro e Dona Maria, transformou-se num dos maiores grupos empresariais do Brasil, o Grupo Bompreço.

Em 1991, numa cisão amigável, o Sr. José Américo Mendonça, um dos filhos do Sr. Pedro e então vice-presidente do Grupo Bompreço, funda, junto com seus filhos, o Grupo Mendonça Empreendimentos, que atua principalmente nos setores imobiliário e na comercialização de veículos.

Já nos seus primeiros anos de atividade, a concessionária FIAT Italiana conseguiu uma surpreendente participação de mercado no Recife. Obteve importantes conquistas, como ter sido a primeira concessionária Fiat do Brasil certificada nos padrões de atendimento de vendas, a maior em volume de vendas de usados plus do Brasil, o prêmio Recall de Marcas, além do reconhecimento como a concessionária mais lembrada do grande Recife, segundo pesquisa do Instituto Harrop.

O maior destaque da rede Italiana está na qualidade do serviço de pós-venda, que tem conquistado diversos prêmios, dentre eles o de melhor oficina e departamento de peças do Nordeste. Em dezembro de 2003, a concessionária Fiat Italiana inaugurou sua primeira filial em Caruaru, segundo maior mercado de automóveis do Estado, que segue o mesmo padrão de qualidade adotado em sua matriz no Recife. Desde 2011 a Italiana é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco pelo GPTW (Great Place to Work).

Em 2013, uma nova filial é inaugurada na Avenida Caxangá, um dos maiores e mais tradicionais corredores de vendas de automóveis da cidade do Recife. São mais de 450 colaboradores responsáveis por todas essas conquistas, sendo o reconhecimento dos clientes a maior e mais importante delas.

O ano de 2015 trouxe mais uma importante novidade para a história da Italiana. A inauguração da concessionária Jeep Italiana, também localizada na Av. Caxangá, garantiu ainda mais prestígio para a rede de concessionárias. Uma loja nova, moderna e pronta para atender os desejos de um público ávido por carros imponentes e arrojados como os da Jeep. Além da revenda completa com showroom de novos e seminovos, a Jeep Italiana dispõe de uma moderna oficina com peças genuínas para carros nacionais e importados da marca.

Recife Caxangá

Av. Caxanga, 4617,
Caxangá – Recife/PE – CEP 50740-000